Extensão

 

PROJETOS DE EXTENSÃO
PERÍODO TÍTULO DESCRIÇÃO INTEGRANTES INFORMAÇÕES ADICIONAIS
2014 – atual Combate e prevenção ao assédio moral no trabalho Projeto que objetiva informar trabalhadores, gestores e comunidade universitária sobre definição de assédio moral no trabalho, suas características, comportamentos do assediador e atender trabalhadores que sofreram assédio moral no trabalho. Suzana da Rosa Tolfo;

Thiago Soares Nunes;

Renato Tocchetto de Oliveira;

Priscila Gasperin Pellegrini;

Aline Jacinto;

Grupo de assediados e violência no trabalho  Este projeto tem como objetivo informar trabalhadores, gestores e comunidade universitária sobre a definição de assédio moral no trabalho, suas características, comportamentos do assediador e disponibilizar um espaço de escuta para trabalhadores que sofreram assédio moral no trabalho. O processo consiste em entrevistas individuais semiestruturadas, para escutar a queixa da pessoa, e identificar se as vivências caracterizam situação de assédio moral e “triar” aspectos da saúde mental. Ao se identificar, com base em indicadores levantados na literatura, que é o caso, a pessoa é convidada a participar do grupo. As atividades são planejadas conforme as singularidades apresentadas pelos participantes, mas consistem em 6 a 8 encontros e incluem apresentação dos participantes, informação sobre o que constitui e o que não é assédio moral, consequências na saúde mental e estratégias de enfrentamento. Durante a pandemia do Covid-19, o projeto foi adaptado para o contexto virtual.
Fortalecimento da saúde mental de estudantes de pós-graduação   O presente projeto objetiva promover ações preventivas e de fortalecimento da saúde mental dos estudantes de pós-graduação por meio de intervenções individuais e grupais. Em um primeiro momento, serão realizadas entrevistas individuais com os pós-graduandos que desejarem participar do projeto de extensão. Em seguida, serão organizados os grupos de intervenção, que poderão se encontrar a cada semana ou a cada quinze dias, totalizando quatro encontros com duração de duas horas cada. Espera-se que os encontros sejam espaços nos quais os pós-graduandos possam se sentir à vontade para tratar, com sigilo e privacidade, angústias, ansiedades, estresse, carreira e questões relacionadas à vida em geral. Almeja-se, portanto, que os pós-graduandos possam buscar meios para potencializar seus recursos, mesmo diante de adversidades, contribuindo para proteção de sua saúde mental. Durante a pandemia do Covid-19, o projeto foi adaptado para o contexto virtual.