Projetos de Pesquisa

Projetos em Andamento

2023 – Atual

Condições de trabalho e seus impactos psicossociais em servidores do Poder Judiciário de Santa Catarina

Descrição: A presente pesquisa tem como objetivo investigar as condições e os impactos psicossociais do trabalho em servidores públicos do Poder Judiciário do estado de Santa Catarina. Trata-se de um estudo de natureza mista (quantitativa e qualitativa) com delineamento transversal. A população geral é composta por cerca de 7000 servidores do Sistema Judiciário de Santa Catarina, cuja amostra para a investigação será composta por aproximadamente 500 trabalhadores para a etapa quantitativa e cerca de 40 trabalhadores para a participação nos grupos focais (investigação qualitativa). Os instrumentos utilizados serão um questionário demográfico para a identificação da amostra, bem como instrumentos de autorrelato dos construtos investigados (contexto de trabalho, desenho do trabalho, indicadores de prazer-sofrimento no trabalho, danos relacionados ao trabalho, habilidades para teletrabalho em casa e suporte gerencial ao teletrabalho). Também serão realizados quatro grupos focais com a participação de até dez trabalhadores em cada um deles..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .

Integrantes: Valéria de Bettio Mattos – Coordenador / Elka Lima Hostensky / Renata da Silva Carvalho Chinelato / Júlia Ritzmann / Roberto Aurélio Merlo Filho / Nicolas Mendes Souza / Vitória Pacheco Garbin / Iago Casagrande Zache / Alexsander Ramos Ribeiro.

2023 – Atual

Condições de trabalho e seus impactos psicossociais em assistentes sociais do Judiciário de Santa Catarina

Descrição: A presente pesquisa tem como objetivo investigar as condições e os impactos psicossociais do trabalho em assistentes sociais do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina. Trata-se de um estudo de natureza mista (quantitativa e qualitativa) com delineamento transversal. A população geral de assistentes sociais do TJSC é composta por cerca de 260 servidores, cuja amostra para a investigação será composta por cerca de 220 trabalhadores para a etapa quantitativa e cerca de 40 trabalhadores para a participação nos grupos focais e entrevistas em profundidade (investigação qualitativa). Os instrumentos utilizados serão um questionário demográfico para a identificação da amostra, bem como instrumentos de autorrelato dos construtos investigados (p.e. contexto laboral e desenho do trabalho)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .

Integrantes: Valéria de Bettio Mattos – Coordenador / Elka Lima Hostensky / Renata da Silva Carvalho Chinelato / Júlia Ritzmann / Roberto Aurélio Merlo Filho / Nicolas Mendes Souza / Vitória Pacheco Garbin / Iago Casagrande Zache / Alexsander Ramos Ribeiro.