Grupo de Estudos e Ações de Prevenção ao Assédio Moral no Trabalho

Esta página tem por objetivo divulgar as atividades que surgiram da necessidade da construção de conhecimento, de pesquisas, e da divulgação de medidas prevencionistas à ocorrência do assédio moral no trabalho objetivando garantir a saúde da população trabalhadora, em conformidade a um dos objetivos primordiais da atuação do Fórum Saúde e Segurança do  Trabalhador no Estado de Santa Catarina (FSST/SC). Essa atuação se deu por iniciativa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), bem como da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado de Santa Catarina (SRTE/SC), que deve propugnar pela saúde e segurança dos trabalhadores, reunindo por esta razão foi constituído o grupo de estudos e ações no FSST/SC intitulado “Grupo de Estudos e Ações de Prevenção ao Assédio Moral no Trabalho” com a participação das seguintes entidades: UFSC, SRTE/SC, MPT/SC, CUT/SC, MMTU/SC, ACEST, FIESC/SC, SESI/SC, e FUNDACENTRO/SC.

Em seu primeiro ano de atuação contando com a colaboração dos demais componentes do fórum, o grupo realizou o II Seminário Estadual de Prevenção ao Assédio Moral no Trabalho, seus membros elaboraram cartilha sobre o tema, em ações conjuntas entre a SRTE/SC e UFSC, realizaram diversas pesquisas acadêmicas que resultaram em um livro sobre o tema e a publicação de artigos e capítulos em obras bibliográficas.

Evidencia-se a questão da carência de informações e conhecimento quanto à atuação preventiva das empresas, dos representantes de trabalhadores e os empregadores, bem como da situação vivenciada pelos trabalhadores. Assim, percebe-se a demanda de pesquisas para proporcionar melhor formação dos profissionais, difusão de importantes conhecimentos para a construção da saúde pública e para auxiliar o planejamento propugnado para que as ações das entidades que compõem o FSST/SC sejam mais eficientes, eficazes e efetivas.

As consequências danosas ao desempenho empresarial, custos intangíveis, custos sociais decorrentes do adoecimento e perda de desempenho dos trabalhadores, além das influencias na vida familiar e social dos assediados, evidenciaram a necessidade de publicar e divulgar matérias que tratem do tema como forma de orientar e promover modelos preventivos.

Para fazer frente a este desafio, estabeleceu-se a atuação do grupo de pesquisa na UFSC coordenado pela Professora Dra. Suzana da Rosa Tolfo do Departamento de Psicologia e Subcoordenadora do Núcleo de Estudos do Trabalho e Constituição do Sujeito (NETCOS/UFSC) e junto ao grupo vinculado ao FSST/SC pelo Administrador MSc. Renato Tocchetto de Oliveira da SRTE/SC.

Devido as suas características interdisciplinares e a amplitude de participação, espera-se novas contribuições dos componentes do grupo que tem por características a flexibilidade na sua atuação e composição.

—————————————————————————————————————————————————————-

FÓRUM DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR NO ESTADO DE SANTA CATARINA (FSST/SC)
Grupo de Estudos e Ações de Prevenção ao Assédio Moral no Trabalho
Ministério Público do Trabalho (MPT/SC) Liane Maria Vaz Daniel
Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Santa Catarina (SRTE/SC/MTE) Renato Tocchetto de Oliveira, MSc.
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Suzana da Rosa Tolfo, Drª.
Thiago Soares Nunes, Dr.
Joana Soares Cugnier, Drª.
Ivonete Steinbach Garcia, Drª.
Associação Catarinense de Engenharia de Segurança do Trabalho (ACEST) Sandra de Souza
Victor Luiz Crespi
FUNDACENTRO/SC Mary Ângela Barcelos, MSc.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) Maria Antônia Amboni
Serviço Social da Indústria (SESI/SC) Silvia Carreirão
Central Única dos Trabalhadores (CUT/SC) Liliana Pisck
Movimento das Mulheres Trabalhadoras Urbanas de Santa Catarina (MMTU/SC) Schirlei Azevedo
Núcleo de Pesquisa em Bioética e Saúde Coletiva (NUPEBISC/UFSC) Maria Esther Souza Baibich, Esp.
Pesquisadores Associados Elisa A. Ferreira